São diversos os fatores que podem
provocar o alto custo das obras públicas como pontes e viadutos. Dentre eles
podemos citar:
a)
O alto custo da matéria prima quando
não se efetua um levantamento adequado de todas as possíveis fontes de
fornecimento, levando-se em conta o menor preço, observando-se os padrões
mínimos de qualidade exigidos, dentro das normas e padrões técnicos
necessários. Muitas vezes neste aspecto, trabalha-se com alguns materiais
importados cujos preços estão sujeitos à variação do câmbio, o que pode ser
evitado através da “nacionalização” e a busca de preços mais baixos no mercado tanto
nacional como internacional.
b)
O custo de mão-de-obra normalmente não
é tão significativo, pois os salários no Brasil são baixos em comparação aos
dos outros países, mas, atrasos na confecção da obra podem, contudo, provocar
aumentos do custo de mão-de-obra além do planejado, em função dos reajustes
salariais legais, o que pode ser evitado através do cumprimento aos cronogramas
da obra.
c)
Cálculos de engenharia inadequados ou
não voltados para o consumo otimizado e o dimensionamento estrutural
racionalizado.
d)
Falta de controle do consumo de
materiais e uma ação voltada para se evitar desperdícios, bem como, o
acompanhamento do planejado X executado.
e)
Falta de planejamento ou planejamento
inadequado da obra em relação aos fatores técnicos, financeiros, contratuais,
prazos, etc e falta de empenho para o acompanhamento físico, agravado por
interesses políticos envolvidos.
f)
Finalmente, a presença de ações ilícitas,
como corrupção e propina envolvendo empresas e políticos.
Além das ações já mencionadas nos
itens “a” e “b” visando redução de custo, os problemas e os fatores causadores
do alto custo podem ser evitados através de ações de controle e auditoria técnica
e financeira por entidades idôneas e competentes.
Muito bom!
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