Ponte estaiada de
Curitiba
A ponte estaiada (suspensa com cabos de aço) de
Curitiba é uma construção originária do pacote de obras do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do mundo de 2014.
Essa construção pode ser considerada importante,
por beneficiar cerca de 300 mil moradores de 6 bairros da região (Boqueirão,
Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru), além dos usuários do
aeroporto de São José dos Pinhais e das BRs 277 e 376. A ponte permite maior
fluidez do tráfego. Adicionalmente, essa ponte também apresenta um impacto
turístico, pois, sem dúvidas, quem visita a cidade de Curitiba se surpreende
com tamanha obra, além de ela ser considerada um ponto de referência do
município.
Entretanto, apesar dos benefícios urbanísticos e
turísticos fornecidos pela ponte estaiada de Curitiba, ela traz um impacto
econômico negativo, tendo recebido um investimento de mais de R$ 107 milhões.
Referências:
< https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_estaiada>
Acesso em 03/04/2017.
<http://curitibaxv.blogspot.com.br/2014/03/curitiba-mais-cara-ponte-estaiada.html>
Acesso em 03/04/2017.
<http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/12/curitiba-deve-ter-viaduto-estaiado-na-avenida-das-torres-diz-prefeitura.html>
Acesso em 03/04/2017.
<http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/curitiba-tera-sua-ponte-estaiada-ate-2014-9yv1dk6igwqf8xpg2ky7vta32>
Acesso em 03/04/2017.
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